O sistema viário de São Paulo é uma maravilha. Não atrasa, não tem trânsito e deixa seus passageiros praticamente na porta da casa, certo? |
A inserção do Expresso Tiradentes - também conhecido como "Fura-Fila" - e os corredores de ônibus não colaboraram com a diminuição do trânsito na capital. Pelo contrário, ao deixarem ambulâncias, viaturas de polícia, táxis e carros oficiais da prefeitura utilizarem os corredores; os transformou em uma verdadeira zona atrapalhando o caótico trânsito da capital paulista.
Os ônibus "novos" - que na verdade são reformados - estão cada vez mais apertados, especialmente os bi-articulados, que deveriam levar a população com mais conforto; acabam atrapalhando seus passageiros com suas escadas e corredores pequenos.
Por essas razões, o digníssimo prefeito de SP, Gilberto Kassab (DEM com um pé no PMDB), resolveu aumentar a tarifa de ônibus de R$ 2,70 para, pasmém meus amigos, R$ 3,00. Como 2011 não é ano de eleição e Gilberto Kassab não deve se candidatar a prefeito novamente, visando sua candidatura ao Governo de SP em 2014, literalmente ligou o "tô nem aí" para a população paulistana e reajustará em 11,11% a tarifa de ônibus paulistana, 6% a mais que a atual inflação.
A estimativa para o aumento era de R$ 2,90, mas Kassab decidiu por um número mais 'redondo' e decidiu pelos R$3,00 a partir de 5 de janeiro. Com isso, a tarifa de integração entre ônibus e metrô sobe para R$4,29, além do valor para estudantes, empresas e etc, que podem ser vistos no site da prefeitura. No comunicado oficial, a secretaria de transportes ainda afirma que os passageiros serão beneficiados com uma série de alternativas, como:
A estimativa para o aumento era de R$ 2,90, mas Kassab decidiu por um número mais 'redondo' e decidiu pelos R$3,00 a partir de 5 de janeiro. Com isso, a tarifa de integração entre ônibus e metrô sobe para R$4,29, além do valor para estudantes, empresas e etc, que podem ser vistos no site da prefeitura. No comunicado oficial, a secretaria de transportes ainda afirma que os passageiros serão beneficiados com uma série de alternativas, como:
Uso do bilhete único de duas para três horas, lembrando que na administração de Marta Suplicy era quatro horas e foi cortado por Kassab/Serra;
Aumento da frota acessível e renovação de 65% da frota, algo previsto há dez anos, não precisava aumentar a tarifa por isso;
Criação do Bilhete Amigão, permitindo o uso do bilhete único por oito horas, apenas aos fins de semama;
E benefícios há estudantes, idosos e deficientes, algo garantido por lei, novamente não precisava aumentar a tarifa.
Agora pergunto, com o aumento de salários dos vereadores em quase 100%, de R$7,8 mil para R$16 mil e com o prefeito indo trabalhar de helicóptero, adivinhem quem vai pagar a conta?
Não é a toa que um comerciante tirou a roupa na câmara dos vereadores no dia 21/12, quando os vereadores aumentaram o salário. Disse o comerciante, retirado do plateia acusado de atos indecente "Eu não sou indecente. Indecente é o que está acontecendo aqui".
0 comentários:
Postar um comentário