Opinião: Uma solução além do subsolo


O governo em SP vê apenas o metrô como solução de transporte e esquece do ônibus 

É constante a reclamação de atrasos, trens lotados e problemas de maquinário nas linhas. O mais degradante problemas em nossas memórias aconteceu na estação Francisco Morato da CPTM. O embate trouxe à tona o cansaço da população, descontente com as falhas; e as instituições, longe de prover as qualidades do serviço de anos atrás - recentes.

Há vinte anos o metrô crescia de pouco em pouco, aproximadamente 10 km por década. Enquanto São Paulo tinha 40 km de metrô no início dos anos 2000, Londres utilizava 400 km de linha e atendia quase três milhões de usuários por dia.

São Paulo atende 3,5 milhões de usuários por dia.

Para se ter uma ideia, há tantas estações de metrô em Londres que os grandes atletas olímpicos e suas modalidades darão nomes as estações durante os Jogos Olímpicos. Aqui, nossas linhas de metrô mal servem para dar aos clubes da capital.

O Estado precisa trabalhar em mais de uma opção para o transporte de massa. Como por exemplo, os ônibus.

Desde a gestão de Marta Suplicy em SP, a construção de corredores de ônibus e revitalização do sistema viário está parada. O que foi feito até agora só cumpriu aquilo que já estava sendo elaborado desde a gestão de Celso Pitta, como o  Expresso Tiradentes - também conhecido como Fura-Fila.

Faltam linhas nas regiões mais distantes da cidade ligando ao centro, os ônibus são velhos e os atrasos já são habituais ao cotidiano do paulistano. Aliás, os ônibus são comprados de segunda – e em alguns casos – até de terceira mão dos espanhóis.

Desconfortado e com a lentidão no trânsito, o paulistano escolherá obviamente o metrô como seu principal transporte. Mesmo àqueles que ainda não tinham acesso próximo ao metrô, agora têm pela Linha Amarela - que já passou dos 550 mil usuários ao dia - e deixam o ônibus em segundo plano.

Em teoria os ônibus teriam que melhorar, mas, como eu disse antes: está parada nossa revitalização de viária!

Não se engane, quando o seu prefeito - próximo ou antigo - falar que há uma nova frota de ônibus na cidade. Só é nova aqui na cidade, pois em Madrid e Barcelona, ela já é bem conhecida.


X
X

X
X
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário