Conheça de perto o crime mal divulgado pela mídia nacional |
A internet é conhecida por sua rapidez ao acesso de notícias e mídias sociais que faz qualquer pessoa expor seus dados pessoais. Mas nem tudo que está na internet é fantasia, para todo lado positivo, existe o seu lado negativo.
O grande problema está nos jovens que atualmente vivem um mundo tecnológico tudo muito novo. Uma webcam e um microfone, itens básicos no ramo da informatica para se comunicar com o próximo. A preocupação está justamente na exposição pessoal de menores, onde crianças mostram seus corpos e realizam atos sexuais diante de uma webcam para milhares de pedófilos, que incentivam a criança se despir em tempo real na internet.
As brincadeiras começam a partir de apostas, jogos criados pelos próprios criadores do vídeo e passa a interagir com os usuários. Um exemplo destas brincadeiras é o caso onde dois jovens apostaram em um jogo de cartas OnLine, a garota perdeu o jogo, assim a jovem teria de se despir conforme aumentasse a audiência da transmissão do vídeo, cerca de 22 mil usuários acessaram a página onde os adolescentes apresentaram relações sexuais.
Em entrevista realizada com a psicóloga Glória Belém, podemos conhecer ao fundo sobre o comportamento de jovens que se expõem na internet.
Geração Bits: Porque os jovens se expõe tanto na internet?
Geração Bits: Porque os jovens se expõe tanto na internet?
Glória Belém: É peculiar ao jovem a exposição de si mesmo. Ele faz isso pra se autoafirmar, pra reconhecer a si próprio. Hoje essa exposição acontece mais intensamente na Internet, porque há a possibilidade desse jovem não ser ridicularizado, não ficar tão vulnerável como antes. Ele o faz sentado na sua casa, no seu território, entre quatro paredes sem necessariamente precisar revelar o que ele não aceita em si mesmo.
GB: É possível o comportamento de um jovem mudar, com o acesso frequente nas mídias sociais?
Glória: Sim, é possível. Essa mudança normalmente não é negativa. Muitas vezes trás para o jovem a possibilidade de poder interagir com o mundo, coisa que para muitos é extremamente difícil por conta da própria inibicão peculiar ao adolescente.
Glória: Sim, é possível. Essa mudança normalmente não é negativa. Muitas vezes trás para o jovem a possibilidade de poder interagir com o mundo, coisa que para muitos é extremamente difícil por conta da própria inibicão peculiar ao adolescente.
GB: Quais são os perigos que a internet pode trazer para o menor de idade?
Glória: Para o menor de idade a Internet só é prejudicial quando ele não se vê mais cercado por nenhum limite. A meu ver, é aí que a posição dos pais é imprescindível na educaçao dos filhos. A Internet muitas vezes serve aos pais como uma babá, uma companhia que mantém os filhos afastados dos perigos da rua. Porém, isso muitas vezes é um erro. Nada que não apresente seus limites pode ser acertado, principalmente com pessoas imaturas.
GB: O que os pais devem fazer quando se deparam com um(a) jovem se expondo na internet/webcam?
Glória: Muitas vezes, o choque desses pais ao perceberem essa exposição,cria um problema ainda maior. Eles passam a reprimir os filhos de uma maneira muito violenta. Perdem totalmente o controle sobre suas emoções e nesse momento podem criar uma porta para a desordem emocional nos adolescentes. A melhor alternativa é o dialogo. O entendimento mútuo é sempre um possibilitador de harmonia.
GB: Qual seria o comportamento do jovem de hoje?
Glória: O jovem de hoje assim como o de ontem é um ser a procura de uma construção de si mesmo, baseado na busca dos instrumentos que possam facilitar esse encontro. Temos sempre a tendência a tentar valorizar mais uma época do que outra. Porém, acredito que em todas, prevalecendo o amor e a atenção dos pais, teremos jovens cada vez mais seguros, atentos e conscientes de si mesmos e mais preparados para a vida.
Auxilie seu filho(a), a internet é um mundo encantado, mas nós sabemos que em um mundo encantado, existe o seu lado negro.
0 comentários:
Postar um comentário