"F.A.M.E." tem participação de Justin Bieber, Busta Rhymes e Lil Wayne |
O cantor claramente já passou da fase de se desculpar com o mundo - em 2009 ele foi acusado agredir fisicamente a cantora Rihanna - e conseguiu compilar seu melhor som em um disco. Em “F.A.M.E.” Chris Brown recrutou os produtores mais badalados e contou com a participação de rappers americanos como Lil Wayne e Busta Rhymes, além do cantor teen Justin Bieber.
Apesar de novo, o álbum já conta com três singles: “Yeah 3x” é um eletropop; “Look At Me Now” é totalmente Hip Hop, na qual o baixo predomina e conduz as estrofes; já “Beautiful People” traz uma batida bem mais atual e similar ao que podemos ouvir em cds de cantores como Taio Cruz e Usher.
O Geração Bits ouviu o disco. Confira o faixa a faixa:
Considerada down-tempo R&B, Deuces fala sobre o fim de um relacionamento, após ter feito de tudo para fazê-lo funcionar. Estalos de dedos, um sintentizador suave e os vocais de Brown conduzem a música até o fim; se servir de exemplo, Deuces chega a lembrar “Te Amo” de Rihanna, só que mais lenta e com certo toque oriental. A faixa tem participação de Tyga e Kevin McCall.
Produzida por The Underdogs, a faixa é outra balada com o tema “fim de relacionamento”, cantada num tom sofrido. “Tudo o que quiser, nós podemos fazer. Mas vou deixar a decisão com você”. Brown parece estar na sua zona de conforto e se sustenta apenas em seu talento vocal.
Outra faixa lenta para a coleção de Chris Brown. Como as canções anteriores, No Bullshit é um R&B com um tom nostálgico com piano, flauta e batidas tribais para dar um ar mais sexy à música, enquanto Brown canta “nós podemos fazer a noite inteira, não estou brincando”.
É aqui que o “F.A.M.E” começa a mostrar velocidade. Produzida por Afrojack, Free School e Diplo, fica claro que a faixa é totalmente rasa e produzida em um programa qualquer – o que não tira seu mérito, já que o destaque fica pelos vocais e a forma que a música flui. Look At Me Now conta com a ajuda de Busta Rhymes e é quase uma disputa entre os melhores rappers. Lil Wayne, Busta e Brown se enfrentam entre linhas pesadas de baixo com falas quase irreprodutíveis.
Faixa que usa o sample de “Human Nature” de Michael Jackson. Outra balada nostálgica, que remete aos anos 80 tornando a canção praticamente um tributo ao Rei do Pop.
"Say With Me" é uma canção dance possivelmente inspirada em outras faixas do cantor Justin Timberlake. Em alguns momentos fica difícil saber se é realmente Brown cantando. Produzido por Harmony, a música é agressiva e totalmente semelhante a “Ayo Technology”.
Eletropop é o estilo que define “Yeah 3x”. A fórmula é simples: sintetizadores, autotune, bateria eletrônica e letras de fácil compreensão. Se tiver o “Ohh, Yeah” sing-along melhor ainda. É o que temos aqui. Não que a música seja genérica, mas é parecida com tudo que o mercado fonográfico oferece atualmente.
Surpreendentemente a superexposição de Justin Bieber não estragou sua participação nesta canção. Produzida por The Messinger, Next 2 You tem harmonia parecida com algo retirado da trilha do Rei Leão, onde a voz dos dois cantores casam perfeitamente. Brown e Bieber cantam juntos e harmonizam como se fossem apenas uma voz. A faixa é a mais pop de “F.A.M.E”. Fator engraçado: a parte “Oh Na Na, Oh Na Na” é praticamente idêntica a “What’s My Name” de Rihanna.
Após sua colaboração com Justin Bieber, Chris Brown prova mais uma vez sua habilidade vocal em All Back. A canção fala de um amor perdido. “Eu quero tudo de volta”, Brown canta num tom triste, expondo seu lado mais sensível. A guitarra parece predominar pela primeira vez, mas não se engane, ela é praticamente tímida durante a canção inteira.
“Molhar a cama” é tão pretensiosa quanto parece e provavelmente a pior canção do álbum. Aqui Chris Brown fala sobre como fazer uma mulher satisfeita.
Nesta canção produzida por Harmony, Chris mostra sua habilidade de rapper e prova que pode ser polivalente na música. Canta, dança, faz rapper e é um hit-hard quando o assunto é espetáculo.
Outra balada que fala sobre o arrependimento de Brown por não ter feito o que deveria, o que, no caso, era beijar a garota e mostrar o que ele sentia.
Em parceria com DJ Benny Bennassi nessa faixa euro-pop, com vocais totalmente processados e mais graves, Chris Brown está praticamente irreconhecível. Beautiful People usa vocoder e mostra um lado mais versátil do cantor americano. Este é o terceiro single do “F.A.M.E”.
Produzida por Free School, Bomb pode ser considerada uma canção rap\reggae. Com a linha de baixo semelhante a “Look At Me Now”, Bomb difere no jeito que Chris Brown apresenta as estrofes e o refrão, com um sotaque quase jamaicano, similar a Sean Paul.
Polow Da Don e The Game se juntaram nesta faixa onde Chris Brown se mostra mais agressivo, dando à canção um tom mais obscuro e mais hip-hop do álbum. The Game faz o rap dessa vez e não desponta. “Love Them Girls” lembra “Wall To Wall” de seu segundo disco.
Muito embora produza batidas certas para as rádios, Timbaland não faz mais parte da clã do hip-hop. Em 2006, ele apareceria em praticamente todo o álbum, mas dessa vez só dá o ar nessa faixa e nos apresenta o que sabe fazer de melhor: batidas contagiantes e curiosamente estranhas. Quem escuta, reconhece.
Produzida por Stereotypes essa é outra canção sobre como fazer uma garota implorar por algo, provalvemente sexo, tema predominante em “F.A.M.E.”.
F.A.M.E. é um disco atual e atinge todos os objetivos pospostos: dançar, cantar junto ou apenas ouvir num momento calmo. Yeah 3x, Love Them Girl, Bomb, Look At Me Now, Deuces e Next 2 You são os destaques.
Veredito GB: 4 de 5
Álbum: F.A.M.E.
Lançamento: Março 2011
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