Vale a pena comprar ou trocar de tablet? |
A Apple lançou ontem (02/03) a nova versão de seu produto mais recente, o iPad - agora iPad 2. Cheio de utensílios novos, o tablet foi apresentado por um enérgico - embora bem magro - Steve Jobs, no auditório do Yerba Buena Center, em São Francisco (EUA).
Jobs, que passa por rumores de ter seu estado de saúde agravado, após sua recente licença médica da empresa; substituiu o atual CEO da companhia, Tim Cook, na apresentação e afastou os rumores sobre sua saúde.
Steve Jobs não era o único magro do Vale do Sílicio no palco. O iPad2 também aparece mais fino e mais leve, pra ser mais exato, com 8 mm de espessura e 603 gramas. O tablet e um terço mais fino que sua versão anterior e chega a ser mais fino que a última do popular celular da Apple, o iPhone 4.
O novo iPad também foi apresentado com o novo modelo na cor branca e 10 cores para novas capas - como aconteceu no passado com o iMac - aliando ao conceito de design "clean" e "colorido" da companhia.
Parece fútil ou apenas mais um objeto pra transformar o iPad 2 em um "Estado de Arte", mas a capa não têm apenas com função artística e protetora, ela "liga" o iPad assim que é retirada e pode ser usada como suporte para escrever, assistir vídeos, usar os aplicativos e etc.
O que realmente mudou no iPad
Com um novo processador A5 1GHz, o iPad2 poderá processar seus videos com mais velocidade e qualidade. Contudo, a sua memória interna não aumentou, então é possível que os usuários encontrem dificuldades para gravações de vídeos longos, devido a nova saída HDMI que permite mostrar em uma televisão full HD, as imagens e movimentações ocorridas no iPad.
Traz ainda um Giroscópio, que permite girar o aparelho no próprio eixo e a nova versão do sistema operacional iOS 4.3, afastando de vez a possibilidade do Google dominar o mercado de tablets com seu software, o Honeycomb, uma versão do Android para tablets.
Também foi adicionado ao tablet duas câmeras, uma frontal VGA para gravações de chamada em vídeo; e uma outra câmera traseira com zoom digital de 5x, permitindo gravações em 720p e 30 fps.
Entre os novos programas, o iBand faz brilhar os olhos de qualquer músico ou fã do aparelhos da Apple, conectando instrumentos musicais ao iPad ou usando os instrumentos de dentro do programa, tocando com os dedos ou com o instrumento, o iBand reproduz o som através do tablet.
Capas do iPad2, com funções de suporte e proteção, em 10 opções de cores |
O que não mudou no iPad
Além da memória interna continuar do mesmo tamanho, a tela continua 9.7 polegadas e iluminação LED. Esse é um dos principais itens que decepcionou os fãs do aparelho, a grande maioria esperava uma tela maior, que possibilitasse uso de novos recursos.
Também não usa a tecnologia Retina Display, conhecida por auxiliar a leitura no iPhone 4. Existiam rumores que a Apple estava preparando o aplicativo para esta versão do iPad, contudo, não foi dessa vez que o Retina Display entrou na família iPad.
Era esperado também que o novo iPad viesse com a tecnologia 4G, para nós brasileiros não faria muita diferença. O 3G já não funciona muito bem, mas para usuários globais, ou aqueles que pretendem andar com um iPad embaixo do braço por alguns anos, isso chega a ser prejudicial.
Para alegria dos fieis clientes da Apple, o preço não mudou muito. O aparelho será comercializado nos Estados Unidos, Europa e Ásia por valores entre 499 e 899 dólares.
Resumo da Ópera - Vale compra o iPad 2
Sem dúvida alguma o iPad 2 trouxe algumas melhorias em referência ao iPad (1), mas suas mudanças não foram tão radicais, como aconteceu no mercado de smartphones entre iPhone 3 e iPhone 4. Darei apenas um exemplo, a fila para adquirir o celular da Apple em uma grande operadora da América Latina é de 45 dias, no mínimo.
Além da memória interna, do Retina Display, da tela e do 4G, outros utensílios\tecnologias faltaram serem agregadas ao novo tablet, como:
- Entrada para SD/USB, para integrar o iPad com os computadores com mais facilidade;
- O Thunderbolt, da Intel, que substituirá em pouco tempo o USB 3.0;
- A tecnologia NFC, que entrará no lugar do Bluetooth;
Além de tela e óculos 3D, algo que como noticiamos antes, a LG prepara para seu tablet a ser lançado até o meio do ano. Ainda assim, com uma base de mercado de 15 milhões de usuários do iPad e 200 milhões de usuários com contas no iTunes, iBooks e App Store, o iPad2 será um grande sucesso de venda quando chegar no mercado norte-americano no próximo dia 11/03; e na Europa, Ásia e Oceania no dia 25/03.
Em resumo, se você tem R$ 2 mil disponíveis para ir as compras, vale cada centavo. Agora, se você é um "feliz" proprietário de um iPad (1) ou tem pouco menos R$ 1,5 mil para gastar com novos "brinquedos", fique com o primeiro equipamento e aguarde, pois em breve virá o iPad3 com a maioria dos utensílios tecnológicos citados acima.
Agora se você tem um Kindle, toma vergonha na cara e entra no século XXI.
0 comentários:
Postar um comentário