Em livro, jornalista desvenda mistérios do Trem da Morte



Duas semanas de viagem foi o tempo necessário para a jornalista Thais Sabino, 23 anos, investigar fatos sobre o Trem da Morte, que liga Quijarro a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Dessa aventura nasceu o livro-reportagem “As Vozes de Uma Lenda – da fronteira ao oeste”, em que as histórias do passado se entrelaçam com o trajeto feito por Thaís mais de 90 anos após sua construção.

As memórias contadas por conhecedores da linha férrea vão desde a morte de operários nas obras e ataques indígenas até assassinatos nas estações e acidentes suspeitos. A longa duração das viagens, durante a época em que o trem foi o principal transporte para o tráfico de cocaína entre Brasil e Bolívia também é abordado no livro-reportagem. 

De acordo com Thaís, o trem não recebeu esse nome por apenas um motivo. A cada relato, as peças do quebra-cabeça iam se encaixando e tudo passava a fazer mais sentido. “Cada pessoa viveu um momento inesquecível”, afirma. Para a jornalista a viagem não foi fácil, os caminhos eram praticamente desertos e a estrutura do trem não ajudava. Durante a noite, o clima era totalmente fúnebre e de insegurança. “Achei que as pessoas exageravam em algumas coisas, mas eu me senti bem incomodada. O banco tinha um estofado acabado e com cheiro de suor. Ao encostar a mão era até possível perceber que estava melado”, disse Thaís. "Além disso, tinha o cheiro do banheiro. O enjôo fez parte de toda a viagem”, completou. 

No entanto, isso tudo não impediu que ela aproveitasse o momento para tentar entender o que já aconteceu entre aqueles vagões. “Passar por lugares no meio do nada e ver que pessoas viviam ali, numa condição totalmente desintegrada da sociedade me chamou muito a atenção. Como pode alguém viver no meio do nada à espera do trem passar para poder ganhar um pouco de dinheiro?”.

Quer fazer o trajeto? Para a jornalista, não há melhor forma de imersão em uma nova cultura como essa. “Totalmente diferente da habitual”, conta. Mas ela avisa: “não espere diversão, conforto e guloseimas e, sim, a realidade, que não é tão bonita assim”. O livro “As Vozes de Uma Lenda – da fronteira ao oeste” será lançado no dia 2 de julho, às 17h, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, 1731, em São Paulo.
Share on Google Plus

About Thyago Furtado

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário