Com 39% dos votos, se a eleição fosse hoje Barack Obama não seria reeleito




Há um ano da disputa pela reeleição, pesquisa mostra Obama atrás de rivais


As primárias do partido republicano para decidir quem disputará a presidência dos Estados Unidos com Barack Obama já começaram. E os números não são nada bons para o atual mandatário da maior potência do mundo. Segundo o instituto de pesquisa Gallup, o democrata Barack Obama que estava cinco ponto atrás dos republicanos no mês de junho, agora está sete pontos percentuais atrás dos principais candidatos rivais.



Com 39% dos votos Obama não seria reeleito e um candidato republicano (genérico) ganharia com 47%, indecisos e sem opinião somam 15%. A pesquisa demonstra também que o presidente perdeu apoio entre eleitores independentes. Hoje um em cada cinco eleitores independentes preferem votar num candidato republicano ao invés do democrata Obama. 

Dados de junho e julho: Obama - 39% (verde escuro), Republicanos 47% (verde claro) e Sem Opinião/Indecisos 15% (verde limão)

Nem mesmo a morte de Osama bin Laden - com um aumento considerável no índice de aprovação do presidente Obama, 52% - pode melhorar sua imagem, abalada principalmente por não alavancar o crescimento de empregos, não emplacar o sistema de saúde universal e a "queda de braço" com os congressistas republicanos pelo orçamento do país que ainda não foi aprovado. Caso não seja decidido até o começo de agosto, atrasará o pagamento das contas de fornecedores e servidores públicos, incluindo os militares que atuam nas guerras do Iraque e Afeganistão.

Embora o próprio instituto afirma que o resultado um ano antes das eleições pode mudar e cita como exemplo o caso de Bush na eleição de 2006, que estava atrás nas pequisas no mesmo período de 2005, mas foi reeleito em 2006. Ou a reeleição do pai George W. Bush, George Bush, que perderá o pleito para um jovem e cativante governador do Arkansas, Bill Clinton; os números acendem um sinal vermelho na Casa Branca. 

Melhor para Mitt Romney - principal candidato e líder das pequisa na primárias do partido republicano - que começa a apagar sua figura religiosa, como mórmon. 

Realizada entre os dias 7 e 10 de Julho, a pesquisa ouviu 897 eleitores no 50 estados norte-americanos e no distrito de Columbia. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

X
X
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário