A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo apresenta-se no Auditório Ibirapuera neste domingo (12/12). Além do repertório desafiador, com o Concerto para Trompa Nº 2 de Richard Strauss e a 5ª sinfonia de Gustav Mahler, com solos do trompista Luiz Garcia; a orquestra recebe o seu futuro regente titular, Alex Klein.
Porto alegrense criado em Curitiba, Alex Klein (46) é conhecido por sua virtuosidade como oboísta. Foi convidado pelo maestro Daniel Barenboim para assumir o cobiçado posto de primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica de Chicago, ficou no cargo durante dez anos, saindo em 2004 ao ser diagnosticado com distonia focal; um distúrbio neurológico que afeta os músculos criando movimentos involuntários no corpo. Durante sua passagem em Chicago ganhou o Grammy de música erudita pela gravação do Concerto de Oboé de Richard Strauss, sendo o único brasileiro na história a ganhar o prêmio.
Klein diminuiu suas apresentações com o oboé e partiu para outro lado da música, a regência de orquestras. Acumulou passagens por diversas orquestras, como a Camerata Fukuda (Brasil), Orquestra Filarmônica da Difusão Cinematográfica da China, a Orquestra Sinfônica Nacional do Porto (Portugal), a Orquestra de Câmara de Aveiro (Portugal), a Orquestra Sinfônica da Costa Rica. Além de atuar como maestro dos festivais de música de Sunflowers (EUA) e St. Barts (Antilhas Holandeses), diretor da oficina de música do Festival de Curitiba e diretor do festival de música de Santa Catarina.
Alex Klein assume a orquestra oficialmente em 2011, mas, em teoria o trabalho já começou. Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o maestro afirmou "É difícil precisar exatamente quais as reformas que eu vou priorizar, eu nem tive a oportunidade de sentar com todos os meus colegas líderes de corpos estáveis para ouvir deles suas aspirações para estes corpos. Sou uma pessoa que prefere liderar por consenso, e não por martelo, e não tenho a mínima ambição de impor um regime alternativo onde já existe um sistema estabelecido".
Luiz Garcia por sua vez, é um dos principais músicos em atividade no Brasil e exterior. Formado pela Juilliard School e pelo New England Conservatory, Garcia assumiu a primeira trompa da Staatkapelle de Berlim na temporada 2008/20089, novamente o convite partiu de Daniel Barenboim. E acumula o mesmo cargo na Orquestra Sinfônica Brasileira, além de ser professor na UniRio.
O concerto começa às 11h e as entradas custam entre R$ 10 (meia entrada) e R$ 20.
0 comentários:
Postar um comentário