Confira os álbuns mais esperados de 2011


2010 foi o ano em que a música eletrônica dominou. Pelo menos no cenário internacional, os artistas tentaram adaptar seu 'som original' para esse estilo que se tornou cada vez mais consumido mundialmente; na Europa, principalmente.

A banda de hip-hop Black Eyed Peas é um exemplo dessa transformação. Com o álbum Monkey Business, o grupo se consolidou como uma das bandas mais inovadoras dos anos 2000. Até ritmos brasileiros foram sampleados em suas canções. A cada álbum lançado, algo novo os apontava aos holofotes.

Essa necessidade de mudanças fez com que o grupo migrasse de um som mais urbano para o que estava 'estourando' nos clubes: o europop - propagado pelo DJ e produtor francês David Guetta. The E.N.D, o quinto disco da banda norte-americana, atingiu o topo das paradas e, consequentemente, despertou a curiosidade de outros artistas, que decidiram adicionar elementos eletrônicos em suas músicas.

O famoso auto-tune (pro-tool que deixa a voz com efeito robótico, usado em todas as músicas de T-Pain e Ke$ha) tomou o lugar das vozes claras e bem afinadas e transformando-as em instrumentos secundários.

O rapper Jay-Z já chegou a criticar o uso abusivo do recurso para consertar a voz e lançou a música D.O.A (Death of Auto-tune) para deixar claro o que pensa sobre assunto. A única ironia nessa história é que, um ano após o lançamento de D.O.A, ele se juntou a Kanye West - que adora usar o pro-tool - para lançar o álbum Watch the Throne, previsto para ir às prateleiras ainda em janeiro.

No entanto, há quem saiba usar a tendência a seu favor. A cantora sueca Robyn inova no som, na voz e no estilo. Cada música é uma surpresa (escute Fembot e Criminal Intent), a combinação dos instrumentos e os efeitos vocais não são previsíveis e prova que os verdadeiros talentos estão fora da tão visada América.

De qualquer forma, ainda é possível apontar o lado positivo e o negativo de toda essa tendência - mesmo que o negativo se destaque aqui.

Positivo: o artista fica mais exposto, se atualiza e, consequentemente, vende mais. Negativos: quem tenta se arriscar, por exemplo, acaba perdendo espaço; falta inovação e a melodia se torna genérica. Todo mundo parece cantar a mesma coisa. Hoje, você não diferencia Chris Brown - que começou totalmente hip-hop/crunk - de Justin Timberlake.

Com 2011 dando seus primeiros passos, diversos artistas prometem voltar ao cenário musical com seus respectivos álbuns. Todos entrarão nessa 'zona de conforto'? Foo Fighters e Nelly Furtado prometem que não. Mas alguns já comprovaram que voltarão com o 'mais do mesmo'.

Confira os álbuns internacionais mais esperados para esse ano (sem ordem):
Lançamento: 1º semestre de 2011
A cantora britânica começou a gravar canções para o sucessor de Back To Black há mais de um ano. Por motivos óbvios - pense: Rehab -, seus planos para lançamento deste CD foram adiados, mas em 2011 ela promete voltar com o que a fez ser famosa em primeiro lugar:  seu talento. De acordo com Amy, seu álbum será similar ao B2B, porém com uma pegada mais "jukebox".


Lançamento: 1º semestre de 2011
A cantora nascida na Islândia não costuma dar muitas dicas quando se trata do seu trabalho na música. Geralmente, tudo é uma surpresa e por que não dizer "surpreendentemente bom". Questionada sobre o oitavo álbum de estúdio, Björk apenas respondeu: "sairá em alguns meses".

Lançamento: Abril/Maio
Após quatro anos de intervalo, o sexto disco dos norte-americanos está praticamente completo, de acordo com o vocalista e baixista Mark Hoppus. Em novembro de 2010, Hoppus afirmou em seu blog que a banda deve retornar à sonoridade dos primeiros discos.

Lançamento: 1º semestre de 2011
Dido é dona de uma das vozes mais reconhecíveis da indústria fonográfica. Combinado com seu estilo de música, a cantora angariou milhões de fãs e promete voltar este ano com uma pegada mais eletrônica.


Lançamento: Fevereiro
Querida por seu carisma e talento, Kelly Clarkson já enfrentou muitos problemas com sua gravadora por querer ser mais independente. O que Kelly trará de novo, ninguém sabe. Mas dessa vez ela precisa agradar.

Lançamento: Maio
A cantora possui um visual exótico, usa a superexposição para se promover e tem dois albums de sucesso: o The Fame e o relançamento The Fame Monster. Seu som pode não ter sido inovador, mas o pacote que Lady GaGa se tornou e o que ela proporciona aos seus fãs controi o hype necessário para atingir os topos das paradas. Segundo GaGa, Born This Way será "o álbum da década".


Lançamento: Abril
Após lançar dois discos solos, Gwen Stefani resolveu voltar às raizes e se reunir com os outros integrantes do No Doubt para gravar novas músicas. Via Twitter, o guitarrista da banda, Tom Dumont, contou que o grupo já tem 10 canções prontas. Rock Steady, o último trabalho em estúdio feito pelo grupo americano foi lançado em 2001.

Lançamento: Maio/Junho
Uma das bandas mais famosas volta em 2011 com o décimo álbum de estúdio. Os tios do Red Hot Chilli Peppers não voltam com a mesma aparência  e muito menos com o mesmo som. De acordo com os músicos, o som do grupo evoluiu e terá elementos "afropop", inspirados no instrumentista nigeriano Fela Kut.
Lançamento: Janeiro
Não é a primeira vez que Jay-Z faz parceria com outro cantor. Em 2004, a banda Linkin Park resolveu juntar-se ao rapper para produzir um disco cheio de mash-ups. Em 2011 será a vez de Kanye fundir o talento com Jay-Z. Dois gênios da música não poderia resultar em nada além de mágica.

Lançamento: 1º semestre de 2011
O cantor que já foi acusado de abusar fisicamente de Rihanna lançará seu quarto disco F.A.M.E. (Forgiving All My Enemies). De acordo com Brown, o álbum terá canções de vários ritmos, o que pode resultar num disco duplo, possivelmente batizado de Fortune.

Lançamento: Março
A cada disco lançado, a cantora canadense perde aquela imagem de adolescente marrenta, que falava mal de tudo e todos em qualquer entrevista que dava. Foi aprendendo a se comportar e promete que o seu próximo trabalho vai refletir toda essa maturidade. Segundo Avril, as músicas de Goodbye Lullaby terão mais piano e uma vibe mais acústica.

Lançamento: Abril
Outra cantora que não dá trégua para seus fãs. Desde que lançou sua carreira solo em 2003, Beyoncé não quer saber de descansar. Neste ano, a cantora deve lançar seu quarto álbum que, segundo um de seus produtores, será mais orgânico, sem perder a sonoridade R&B pela qual é conhecida.

Lançamento: Março
Ninguém pode negar que a banda britânica possui melodias que conseguem ficar na cabeça por dias. Como compositores, eles tocam em assuntos que qualquer pessoa pode se indentificar. No quinto álbum, o Coldplay promete dar um toque mais denso e pessoal.
 
Lançamento: Março
Para o seu sétimo álbum, a americana ja mostrou que procura algo novo e talvez ache isso pelos lados do Reino Unido. Britney reuniu um grupo bem diferente de produtores para trazer uma sonoridade mais 'fresca' ao cenário músical contemporâneo.

Lançamento: 1º semestre de 2011
 O próximo álbum do quarteto Foo Fighters já está pronto e deve ser o trabalho mais pesado da banda. Dave Ghrol e cia chamaram  Butch Vig produtor do disco Nevermind, do Nirvana para dar a sonoridade desejada pelo grupo e, para isso, todas o processo de gravação foi realizado na garagem de Ghrol.

Lançamento: data não divulgada
Nelly foi uma das cantoras que mais se reinventou durante sua carreira. Folky, R&;B, organic-pop, Hip-Hop, todas as fórmulas deram certo com ela. Lifestyle, o sexto disco de estúdio de Nelly, sairia em 2010, mas a cantora decidiu que precisava gravar mais material e prometeu voltar ao básico, que deve ter a vibe de seu álbum de estreia Whoa, Nelly!

Lançamento: Fevereiro
Álbum póstumo do cantor será lançado em fevereiro como disco duplo e conterá 11 faixas demos e sete canções inéditas, gravadas por Cash no início de sua carreira, mas que não entraram em seus discos anteriores.



Lançamento:  1º semestre de 2011
A banda ainda não é muito conhecida no Brasil, mas conquistou o público em geral com seu som indie eletropop com o álbum Manners. Em uma entrevista concedida durante o V Festival, o vocalista Michael Angelakos afirmou que o disco está ”fantástico, lindo, maravilhoso e excitante”.



Lançamento: 1º semestre de 2011    
Depois de romper com a gravadora e adiar várias vezes a data de lançamento de seu álbum 'Love?', a cantora finalmente lança sua música em 2011. Jennifer vai gravar o clássico 'Llorando Se Fue', do grupo boliviano Kjarkas.


Lançamento: data não divulgada
Ainda não foram divulgadas muitas informações sobre qual direção a banda irá seguir. Mas, tratando-se de Radiohead, tudo é possível. A cada disco eles tentam algo novo e impressionam. "O plano é não ter plano até o álbum estar completo"



Share on Google Plus

About Thyago Furtado

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário