Com o mercado aquecido logo no começo de 2011, aqueles que estão desempregados em breve entrarão em alguma empresa. E as pessoas que procuram sair de seus atuais postos para lugares melhores, por suas mais diversas opções (salário, mobilidade, não gostar do chefe e etc).
Para quem conseguiu um emprego novo ou recebeu propostas para ingressar numa empresa, seguem dez dicas de como decidir se deve entrar em uma nova jornada. São alguns percalços, ou melhor, "sinais" para não cair em grandes furadas e ficar em situação pior do que estava antes:
1 – Contrato: O contrato demora a ser divulgado para sua leitura e possível assinatura;
2 – Alterações: Algum dado é retirado ou adicionado da proposta original (salário, carga horária, benefícios e etc);
3 – Mentiras: Mentem quanto as diretrizes e funções logo no primeiro dia de trabalho, diferente da proposta feita na entrevista;
4 – Exame médico: Não há exame admissional, hoje em dia qualquer empresa, mesmo as menores, pagam exame admissional para seus funcionários;
5 – Documentos: Enrolam quanto aos documentos necessários para admissão;
6 – CLT: Demoram a devolver a carteira de trabalho;
7 – Local: Verificar se o local está apto para desenvolver seu trabalho, analisar espaço, materiais de escritório, equipamentos operacionais (computador), limpeza é um bom começo;
8 – Crescimento: Possibilidade de crescimento profissional em curto prazo, a única certeza que o empregado tem a longo prazo é a morte;
9 – Networking: Veja como a empresa é vista no mercado, fale com amigos e colegas de profissão sobre sua atuação;
10 - Experiência: Se você é chamado para um período de experiência, sem contrato, sem garantias, em curto prazo (algo como três ou dois dias) e o processo de escolha foi rápido, desconfie. Há casos de empresas que usam pessoas disponíveis no mercado para cobrir "buracos" em setores.
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