A comodidade das compras online e o preço começam a superar as lojas de rua e shopping centers |
Recentemente a sola do meu tênis furou. Isso não seria nenhuma novidade, apenas significa que ando bastante pela cidade. Bastaria ir a uma loja e comprar um novo, certo? Eis a minha surpresa; como sempre pesquisei, escolhi e testei alguns modelos de meu gosto. Contudo, fiquei abismado com a média de preços apresentados em duas lojas, entre R$ 120 e R$ 300.
Minha namorada então me indicou uma loja online que ela comprou e tive a adorável surpresa com os preços ali apresentados, entre R$ 80 e R$ 130. Procurei outras lojas na rede mundial de computadores e obtive a mesma média de preço.
Procurei em mais algumas lojas físicas e o preço foi até mais caro que as duas primeiras. Cheguei a conclusão que devo comprar online mesmo, além de economizar o dinheiro, o tênis chegará em minha casa – mesmo com a loja sendo em fora da cidade – e não precisarei me preocupar com o stress de vendedores por buscar o vigésimo par para testar em meus pés.
Descobri que não sou o único que acabou trocando os shoppings e as lojas de rua pelas páginas da web. Segundo a eBit, a venda de produtos no natal de 2010 na rede subiu cerca de 40% em relação ao ano anterior, assim como no dias das crianças foi 30% a mais que 2009. As vendas do mercado online brasileiro alcançaram em julho R$ 7,8 bilhões, ultrapassando a venda em shopping centers na Grande São Paulo e devem ultrapassar a estimativa de 2010, no valor de R$ 10, 6 bilhões.
Lógico, não saberei sobre o conforto em mês ou se o tamanho fica certo. Mas, como qualquer outro produto consumível no Brasil, tenho direito de trocá-lo dentro de7 dias; seja qual for o motivo. O consumidor brasileiro está aprendendo a ser “chato” com a web, como ocorreu na sexta-feira passada (28/01) quando Oswaldo Borelli divulgou no YouTube sua insatisfação com a Brastemp e o produto adquirido.
Compras Coletivas
Com a venda de produtos com até 90% de desconto, os sites de compra coletivos tiveram um crescimento assustador no últimos mês de 2010, segundo o site Bolsa de Ofertas. No Brasil já existem 1025 sites, um crescimento de 153% em comparação a dezembro que registrou 405 sites de compras coletivas. A maioria em fase de pré-lançamento trabalha em suas respectivas regiões, trazendo mais facilidades ao comprador.
Novamente a comodidade da internet altera os hábitos dos brasileiros. Antes, as baladas eram marcadas na base "vamo que vamo", amigos chegavam nos pontos interessantes e escolhiam o lugar mais aprazível para seus momentos de diversão e prazer.
Hoje a compra pela internet começa a fazer parte das saídas noturnas dos internautas, formando um grupo muito mais diversificado quebrando de vez o estereótipo que apenas nerds e geeks sabem usar e comprar na rede.
0 comentários:
Postar um comentário