Selos independentes ameaçam deixar o site por priorizarem em sua rede os artistas das grandes gravadoras |
O serviço de compartilhamento de músicas nos formatos digitais, Spotify, pagou mais aos grandes selos que qualquer outra loja física ou online na Suécia, conforme mostra a reportagem do jornal sueco Va.se. Pelo menos duas grandes companhias, Universal e EMI, tiveram altos lucros com o site sueco.
A notícia pegou de surpresa o mundo da música na Europa, em especial aos selos independentes e seus compositores, devido a declaração diferente que receberam sobre seus royalties. Ao que parece não apenas as grandes empresas são donas de partes do Spotify – elas e seus artistas – as grandes companhias tem streamings melhores que os músicos Indie.
“Spotify está se tornando a maior rede varesjista em Portugal, tanto na forma física como digital” afirma Jacob Herbst, diretor de venda digitais da Sony. “Ele [Spotify] está presetes a se torna o maior parceiro que tivemos”
Alguns músicos descontentes com a novidade ameaçam sair do Spotify. Estúdios independentes da Noruega já declararam que vão sair do Spotify, devido a baixa receita e serviço de streaming piorado. Eles também demonstraram preocupação com a influência das grandes nas ações do serviço.
Para o diretor digital da Beggars Banquet, um dos maiores selos independentes, Simon Wheeler concorda que cada licença teria condições diferentes. “Quanto à forma como eles são diferentes só posso adivinhar”, diz Wheeler. “As majors não são tão acomodadas como costumavam ser na partilha da informação”.
Hankan Lagerqvist, CEO da Naxos da Suécia para novos negócios deixa claro sua insatifasção com o serviço. “Spotify é uma boa ferramenta, mas se houver uma mudança nos benefícios, é provável que as empresas tradicionais saiam no próximo ano”.
A Naxos é um dos maiores selos de música clássica e contribui com 100 mil das 10 milhões de faixas existentes no site. Lagerviqvist ainda afirma não ser a única gravadora com dúvidas sobre os valores distribuídos as empresas e músicos, algo que foi discutido no festival de música Midem, realizado no mês passado em Cannes, França.
Em reposta, a assessora de imprensa da Spotify diz que a empresa vê os artistas Indies e seus selos como parte crucial do Spotify. “Nós demos aos selos independentes uma poderosa plataforma de monetização e promoção, assim como exposição para uma audiência apaixonada por música em toda Europa”.
0 comentários:
Postar um comentário