Grupo pretende atualizar som com produtores de Usher, Black Eyed Peas e Gorillaz |
Falar que U2 não é uma banda mainstream seria o mesmo que Michael Jackson não tem talento. Com hits como "With Or Without You", "One", "Stay" e "Vertigo", para nomear poucos, eles dominaram as paradas mundiais e mudaram o cenário músical de sua época. A originalidade de suas melodias harmonizadas com a voz de Bono encantou milhares de pessoas, que, frequentemente, adotavam suas músicas como trilha sonora de suas vidas.
Muito embora a banda irlandesa tenha uma fiel legião de fãs, é necessário atrair um grupo mais jovem. A industria foi mudando e o grupo sentiu que tem de adequar seu som e acompanhar com algo mais contemporâneo, afinal, baladas não são mais tão bem recebidas pelo público como antigamente. Aliás, o álbum "No Line on the Horizon" desapontou com um número de venda baixo, se comparado com trabalhos anteriores do U2.
Qual a melhor solução? Recrutar produtores como RedOne (Lady GaGa), David Guetta (Rihanna, Akon e Kelly Rowland) e Will I Am (Black Eyed Peas e Usher). Mas isso não quer dizer que a banda lançará faixas prontas para atingir o público de casas noturnas; a intenção é acrescentar elementos que dêem às canções um "ar" mais atual e que possa competir com tantos artistas que tomaram conta dos holofotes nos últimos anos.
"Nós estamos prestes a fazer nosso melhor album ou estamos prestes a nos tornarmos irrelevantes", disse Bono durante entrevista à revista australiana Age, em outubro do ano passado.
Além de "Top Forty's" hitmakers, o U2 também chamou o produtor Danger Mouse (a outra metade da dupla Gnarls Barkley, que canta "Crazy"), que produziu para a banda Gorillaz e ainda levou o Grammy de "Produtor do Ano", no maior evento da música mundial.
"O maior desafio agora será colocar uma música no rádio", afirmou o vocalista. Quando fala em colocar uma música na rádio, Bono refere-se a algo que seja forte o bastante para ficar muito tempo nas paradas.
O produtor marroquinho RedOne, responsável pelos hits de Lady GaGa, à MTV americana definiu o disco do U2 como "futurista, mas ainda U2". "Sou um guitarrista. Muitas pessoas pensam que sou um cara só de sintetizadores, mas eu sou um guitarrista", disse ele, dando um alento aos fãs que se preocupavam com o fato da banda poder se render aos sintetizadores.
O novo disco do U2 deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2011. A banda ainda retornará ao Brasil em abril, com a turnê "360º", que teve seus ingressos esgotados em menos de 12 horas.
0 comentários:
Postar um comentário