Líder da Revolução Cubana ao lado de Che Guevara, Fidel começa a ensaiar sua saída da política cubana |
Aos 84 anos idade, o ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, anunciou hoje que não é mais membro do Partido Comunista Cubano. A revelação, feita três semana antes do congresso geral do Partido Comunista, que deve definir o futuro do país nos próximos anos, pegou de surpresa a comunidade internacional.
"Desisti, sem hesitar, de todas as minhas responsabilidades de Estado e políticas, incluindo o de primeiro-secretário do partido, quando eu estava doente. E nunca mais tentei exerce após a proclamação de 31 de Julho de 2006, nem quando recuperei parcialmente a minha saúde um ano mais tarde, embora ainda todos me chamavam carinhosamente dessa maneira" afirma Fidel em artigo publicado na imprensa cubana.
O congresso cubando deve ocorrer entre os dias 16 e 19 de abril, tendo como líder o irmão de Fidel e atual secretário-geral do partido em exercício, Raúl Castro, buscando a renovação das bases do partido. Além de definir aprovações as reformas econômicas e a definição do sucessor de Fidel.
Raúl Castro, assumiu o poder em 2006, quando os problemas de saúde de Fidel se agravaram.
0 comentários:
Postar um comentário