Se você ficou triste com a morte do urso polar Knut, ontem (21/03) no zoológico de Berlim, imagine então 29 deles? |
A lei foi aprovada pelo governador do longínquo estado russo de Chukotka, Roman Kopin. Segundo os ambientalistas russos, a caça prejudica ainda mais os ursos polares alterando o seu habitat natural e a cadeia alimentar da região.
Os ursos polares são consideradas espécies em extinção. De acordo com as instituições Polar Bear Specialist Group e Polar Bear International, há 19 subpopulações dos ursos no mundo, 8 estão em queda, somando entre 20 mil e 25 mil espécies na região do Estreito de Bering, que se estende através de todo o Ártico, passando por Dinamarca, Noruega, Canadá, Estados Unidos e Rússia.
"Ameaçar a sobrevivência do ursos polar no ártico russo não traz apenas consequências ecológicas, mas sérias consequências sociais e políticas para nós" afirma a ambientalista Varvara Semonova ao jornal inglês The Telegraph. As autoridades defendem que está é apenas uma caça parcial e argumentam que, a caça pela carne e pele dos ursos polares fazem parte das tradições da cultura Chukchi, no ártico russo.
O governo de Chukotka ainda afirma que os turistas não poderão importar ou vender a carne e pele dos animais. Na região vivem apenas 2 mil ursos polares; cenário bem diferente de 10 anos atrás, quando viviam 5 mil.
Fato é, que muitos turistas também vão até a região para caçar. Como revelou James Hetfield, vocalista da banda Metallica, no documentário da banda "Some Kind of Monster". Na época, 2002, Hetfield foi até a Rússia caçar ursos polares com fuzis de combate russo AK-47.
O episódio ainda contou com um momento triste na carreira do cantor e ídolo do Heavy Metal, Hetfield cairia novamente no vício do álcool devido as doses de vodka durante a caça, sendo internado logo em seguida em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras.
A decisão russa de permitir a caça dos ursos, banida desde 1957, foi liberada após o Kremlin assinar um tratado com a Casa Branca permitindo a caça nos dois lados do Estreito de Bering.
0 comentários:
Postar um comentário