Alerta de tsunami emitido após terremoto de magnitude 8,8 atinge ao largo da costa nordeste do país. |
Terremoto de 8,8 de magnitude, sacudiu prédios da capital de Tóquio no Japão por vários minutos nesta sexta-feira. As autoridades haviam verificado inicialmente uma magnitude de 7,9. A agência de notícias AFP informou que só existem feridos, sem nenhuma morte imediata. Os tremores foram relatados a partir da área costeira do Pacífico de Miyagi, na ilha Honshu.
A televisão japonesa NHK mostraram fumaça preta esvoaçante de um prédio em Odaiba, subúrbio de Tóquio. Os tremores foram sentidos tão longe que chegou na capital chinesa, em Pequim.
A agência meteorológica do país advertiu que um tsunami de até seis metros poderia atingir a cidade de Miyagi, a mais próxima do epicentro, pouco tempo depois, a emissora NHK afirmou que um tsunami de 50 centímetros havia atingido a costa norte do Japão.
NHK mostrou imagens de danos causados pelo grande maremoto do norte, com carros, caminhões, casas e edifícios que foram varridos com a força da água na cidade. Um alerta de tsunami foi emitido para Taiwan, Filipinas, Indonésia e para o Estado do Havaí.
O tremor atingiu uma profundidade de 24 km, cerca de 125 quilômetros da costa leste, informou a agência meteorológica. O Japão encontra-se no "Anel de Fogo" - um arco de terremoto e zonas vulcânicas que se estende em torno do Pacífico, onde cerca de 90 por cento dos terremotos ocorrem no mundo. Vários terremotos atingiram a região nos últimos dias, inclusive um terremoto de 7,2 graus de magnitude na quarta-feira.
0 comentários:
Postar um comentário