União Europeia cede 80 bilhões de euros para Portugal

País recebe a conta da crise dos líderes econômicos da Zona do Euro

No terceiro resgate da zona em menos de um ano, Portugal receberá 80 bilhões de empréstimo dos cofres europeus durante três anos. O preço, nós brasileiros conhecemos muito bem; os lusitanos precisam privatizar empresas públicas, enxugar a folha salarial e diminuir os gastos do governo, apresentados após um plano e auditoria das contas portuguesas realizados por uma comissão formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional, o FMI.

Os ministros da economia da zona do euro começaram a discutir sobre o assunto nesta sexta-feira (08/04), o plano deve ser aprovado no parlamento português pela oposição, que forçou a saída do primeiro-ministro José Sócrates. A ideia é aprovar antes da reunião do grupo no dia 16 de maio, antes das eleições portuguesas em 5 de junho e antes do depósito de 5 bilhões de euros de Portugal a seus credores.

O plano de recuperação será apresentado em duas semanas e Portugal terá que arcar com posturas mais duras, diferente daquelas que foram aprovadas pelo parlamento português em março. "É o ponto de partida" afirma Olli Rehn, comissária de Economia em referência ao corte de 0,8% do PIB no país.
X
X
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário