Newt Gingrich, que já foi presidente do congresso norte-americano e durante a década de 1990 foi sondado várias vezes para tirar os Clinton da Casa Branca, vê finalmente em 2012 a chance de disputar a presidência. O atual cenário traz um presidente enfraquecido, apenas uma sombra daquele líder eleito em 2008 que ganhou Prêmio Nobel da Paz - por trazer esperança ao mundo.
Suas ações impopulares dentro dos Estados Unidos e pouco efetivas como o fim de Guantanámo, que nunca saiu do papel; o plano de saúde universal, Medcare, que enfrenta barreiras orçamentárias impostas por um congresso republicano, a reforma do sistema financeiro e um culpado para a crise de 2008, que não engrenou sob comando de Lawrence Summers; o índice alto de desemprego; e a máquina do governo Bush ainda não foi desmantelada após três anos de Obama na Casa Branca, como ficou exposto no golpe de estado em Honduras.
O resultado é transforma o líder democrata em uma presa fácil para os republicanos, com 44% de desaprovação de seu governo pela população e um congresso forte, qualquer líder de respeito da oposição gostaria de disputar contra o Obama. Especialmente por ele estar mais fraco que Hillary Clinton, que pode disputar em 2016 com um forte apoio da população norte-americana.
Qualquer republicano com facilidade de falar com o público norte-americano pode enfrentar Obama. O nome ideal seria o do ex-governador de Massachussets, Mitt Romney. Contudo, pesa em Romney o fato de ser da religião Mormón, um problema em um país com maioria batista e que tem pouco aceite de religiosos no poder, além de ser o responsável pelo comitê da Olimpíadas de Inverno em Salt Lake City (2002), com diversas acusações de propina e corrupção aos membros do COI.
Por isso o nome de Newt Gingrinch é bem quisto dentro de seu partido. Embora alguns vejam Gingrich no passado, com diversos problemas de comunicação e sem facilidade de alcançar o público jovem, o congressista tentará alcançar aquele público que está desempregado e ainda sofre com impacto da crise, apontando Obama e seu staff como "péssimos administradores".
X
X
0 comentários:
Postar um comentário