Opinião: Por quê Newt Gingrich quer disputar a presidência?

Com a saída de Donald Trump na disputa das prévias republicanas pela Casa Branca, os holofotes aparecem em cima do experiente congressista Newt Gingrich.

Newt Gingrich, que já foi presidente do congresso norte-americano e durante a década de 1990 foi sondado várias vezes para tirar os Clinton da Casa Branca, vê finalmente em 2012 a chance de disputar a presidência. O atual cenário traz um presidente enfraquecido, apenas uma sombra daquele líder eleito em 2008 que ganhou Prêmio Nobel da Paz - por trazer esperança ao mundo. 

Suas ações impopulares dentro dos Estados Unidos e pouco efetivas como o fim de Guantanámo, que nunca saiu do papel; o plano de saúde universal, Medcare, que enfrenta barreiras orçamentárias impostas por um congresso republicano, a reforma do sistema financeiro e um culpado para a crise de 2008, que não engrenou sob comando de Lawrence Summers; o índice alto de desemprego; e a máquina do governo Bush ainda não foi desmantelada após três anos de Obama na Casa Branca, como ficou exposto no golpe de estado em Honduras. 

O resultado é transforma o líder democrata em uma presa fácil para os republicanos, com 44% de desaprovação de seu governo pela população e um congresso forte, qualquer líder de respeito da oposição gostaria de disputar contra o Obama. Especialmente por ele estar mais fraco que Hillary Clinton, que pode disputar em 2016 com um forte apoio da população norte-americana.

Qualquer republicano com facilidade de falar com o público norte-americano pode enfrentar Obama. O nome ideal seria o do ex-governador de Massachussets, Mitt Romney. Contudo, pesa em Romney o fato de ser da religião Mormón, um problema em um país com maioria batista e que tem pouco aceite de religiosos no poder, além de ser o responsável pelo comitê da Olimpíadas de Inverno em Salt Lake City (2002), com diversas acusações de propina e corrupção aos membros do COI.

Por isso o nome de Newt Gingrinch é bem quisto dentro de seu partido. Embora alguns vejam Gingrich no passado, com diversos problemas de comunicação e sem facilidade de alcançar o público jovem, o congressista tentará alcançar aquele público que está desempregado e ainda sofre com impacto da crise, apontando Obama e seu staff como "péssimos administradores".

X
X
Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário