Geração Bits é um blog independente e sem ligações com nenhuma afiliação ou instituição. Estamos abertos aos membros da direção artística e do conselho administrativo da OSB, assim como músicos e ouvintes dessa orquestra que é uma das principais e mais antigas instituições culturais do Brasil.
"Caro José Henrique Medeiros
Acompanho com interesse e admiração o bom trabalho desenvolvido por seu blog Geração Bits, juntamente com seus colegas profissionais da comunicação.
Gostaria de solicitar encarecidamente que considerasse a correção do termo SPAM utilizado no posting abaixo, que é totalmente indevido na situação mencionada, conforme minha resposta-comentário:
Não se tratou absolutamente de SPAM, mas de mensagens que veiculei em minha página do FaceBook e para membros de duas listas específicas do meio acadêmico e musical. O termo SPAM não só compromete injustamente minha reputação ética como também enfraquece a luta dos músicos brasileiros profissionais, dos quais faço parte.
Abaixo, transcrevo na íntegra o documento que elaborei e veiculei pelos meios descritos.
Um abraço , obrigado e aguardo seu retorno
Leonardo Fuks
oboísta e professor da Escola de Música da UFRJ
Documento elaborado e veiculado, por diversos meios digitais, por Leonardo Fuks, em 15 de janeiro de 2011
OSB e Darth Vader : prenúncio de uma nova era ?
por Leonardo Fuks, sábado, 15 de janeiro de 2011 às 11:54
OSB e Darth Vader : prenúncio de uma nova era ?
A Orquestra Sinfônica Brasileira tem repetido nos últimos anos um espetáculo divertido e muito popular, em que o malévolo Darth Vader, protagonista do StarWars, rege a orquestra com seu perigosíssimo sabre de luz, numa suíte de temas cinematográficos de John Williams.
O que normalmente só assusta a criancinhas desacostumadas com a saga das guerras estelares , concebida e realizada por George Lucas entre 1977 e 2005, parece estar tomando ares realistas para os mais de 90 músicos que formam a OSB nesta segunda década do século XXI.
Na última sexta-feira de 7 de janeiro de 2011, em plenas férias coletivas de verão, os instrumentistas foram surpreendidos com uma circular por email, informando que Todos os artistas efetivos, e os contratados (opcionalmente), serão submetidos a um rigoroso exame musical (denominado de “avaliação de desempenho”), consistindo em audições individuais, com direito a um ensaio com pianista acompanhador a ser “disponibilizado” pela OSB. As provas serão realizadas entre 10 e 18 de março de 2010, conforme instrumento.
Portanto, aqueles que receberam a notícia no mesmo dia de envio, terão tido cerca de dois meses para reciclar, em grande parte de suas férias, toda sua técnica instrumental e buscar assegurar sua permanência no emprego.
Esta “avaliação de desempenho”, conforme definida no edital, não leva em consideração nenhum trabalho pregresso do músico na OSB, sendo que diversos deles têm servido na orquestra por mais de 25 anos ininterruptos. Apenas em 2010, a orquestra realizou 100 concertos, apresentando 175 diferentes obras, conforme declara em documento recentemente divulgado .
“Avaliação de desempenho” semelhante será aplicada em “audições no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em Londres, que visam a preencher 14 posições que ainda estão em aberto no corpo orquestral” (conforme o documento divulgado) , além das vagas que serão liberadas pelos músicos reprovados nos exames de início de março.
Este novo conjunto de procedimentos de testes e iminentes demissões, inédito no Rio de Janeiro e na OSB , em seus 70 anos de história, parecem replicar exatamente aqueles implementados pela OSESP, no período iniciado em 1987 pela administração e direção de John Neschling , que foi sumariamente demitido em 2008 através de carta escrita por FHC, presidente do Conselho de Administração da orquestra.
A OSESP, que se firmou como a melhor orquestra brasileira desde sua remodelação, imprimiu um ritmo de concertos e ensaios consideravelmente maior do que de todas as outras . Conforme relato de muitos de seus membros e ex-membros, tal aumento na pressão psicológica estimulou o consumo crescente de remédios calmantes , sobretudo os chamados Beta-bloqueadores, conhecidos amplamente por seus efeitos sobre profissionais que apresentam grande apreensão e stress no trabalho.
O regente atual da OSB, Roberto Minczuk, foi justamente o maestro auxiliar de Neschling durante grande parte de seu período à frente da OSESP.
No documento distribuído aos músicos e assinantes da OSB, datado de 6 de janeiro, fica pouco claro se a orquestra ainda mantém os ideais pioneiros de promover a música feita no Brasil e estimular a criação da música de nosso tempo, como foi definido por seus fundadores, tais como os músicos e professores da então Escola Nacional de Música (hoje UFRJ) José Siqueira, Djalma Soares, Antão Soares e Antônio Leopardi.
Infelizmente, o site atual da OSB não apresenta nenhuma informação sobre a história da orquestra , seus criadores, seu atual estatuto, ou sobre os documentos que a definiram. Isto faz parecer que estão deixando para trás uma “antiga” OSB e FUNDANDO uma nova orquestra, sem qualquer compromisso com sua história e a de seus músicos precursores, fundadores e continuadores. Em muitos períodos de enormes dificuldades financeiras, os músicos chegaram a trabalhar por diversos meses sem receber qualquer salário.
Seria fundamental que a OSB , neste momento de comemoração de seus já 71 anos de existência, em que busca se aprimorar e se tornar ainda mais competitiva no mercado cultural brasileiro e mesmo internacional, tivesse dirigentes que se preocupassem em realizar tais passos de forma democrática e em harmonia com todo sua comunidade artística, de maneira justa e respeitosa com seus músicos fiéis e dedicados.
Com relação a esta prova musical obrigatória, deveria haver uma linha de conduta mais humana da direção, dando aos músicos a oportunidade de gozarem suas férias merecidas e, em seguida, se prepararem para a mesma, nas condições que forem negociadas.
Afinal, o patrimônio das relações humanas na orquestra deve ser observado e valorizado,
mantendo um olhar para os ideais ousados e desinteressados de seus fundadores, como o compositor, educador, advogado e combatente cultural José Siqueira.
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(Circular encaminhada aos músicos da OSB em 7/1/2011)
Prezado Músico,
Com o intuito de prosseguir com o trabalho de qualificação artística da Orquestra Sinfônica Brasileira, realizaremos uma avaliação de desempenho de todo o corpo orquestral no período entre 10 e 18 de março de 2011. As avaliações consistirão, basicamente, em audições com o objetivo de analisar o potencial e o desenvolvimento artístico de cada integrante do corpo orquestral e indicar as eventuais demandas do conjunto para que a OSB atinja um padrão internacional de excelência musical.
As performances serão examinadas por um grupo de avaliadores formado pela Diretoria Artística da OSB, além de profissionais de reconhecida atuação no circuito sinfônico internacional, estabelecendo um processo que tem em vista a premência dos desafios artísticos esperados pelo público, pela crítica e pelos apoiadores da instituição, como a difusão de novos
repertórios, a realização de turnês no Brasil e no exterior, assim como a gravação de CDs, DVDs e outras mídias.
A seguir, estão disponibilizadas todas as informações relativas a este processo de avaliação, bem como o repertório das audições, cujas partes serão fornecidas pelo Departamento de Arquivo da Fundação OSB.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA
REGULAMENTO | AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OSB
A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia a realização de avaliação de desempenho para o corpo orquestral, que acontecerá no período entre os dias 10 e 18 de março de 2011.
1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Todos os integrantes do corpo orquestral serão submetidos à avaliação de desempenho, que consistirá em audições individuais, na forma indicada neste regulamento. Os músicos contratados temporariamente pela OSB (“músico temporário”) durante a Temporada 2010 também poderão participar do processo, com a exigência de executarem o repertório completo estipulado por este regulamento.
Os músicos temporários interessados em submeter-se à avaliação e aqueles que desejarem pleitear uma categoria superior à que ocupam hoje terão até o dia 14 de fevereiro de 2011 para comunicar ao Departamento Artístico da OSB, por e-mail, as informações a seguir, que serão necessárias para a organização das audições.
A. Nome Completo
B. Categoria atual no naipe
C. Categoria desejada
D. Peça de livre escolha selecionada (caso requisitada na categoria)
A confirmação dessas informações é obrigatória e de responsabilidade do músico, devendo ser feita exclusivamente pelo endereço eletrônicoaudicoesmarco@osb.com.br. Os músicos interessados em pleitear uma categoria superior à ocupada atualmente deverão executar os programas referentes a ambas, a categoria ocupada e a categoria desejada.
2. CALENDÁRIO
14 de fevereiro de 2011 - Término do prazo para contato com o Departamento Artístico
10 de março de 2011 - Avaliação de violinos
11 de março de 2011 - Avaliação de violinos
12 de março de 2011 - Avaliação de violas e harpa
14 de março de 2011 - Avaliação de violoncelos e flautas
15 de março de 2011 - Avaliação de contrabaixos e oboés
16 de março de 2011 - Avaliação de clarinetes e fagotes
17 de março de 2011 - Avaliação de trompas, trombones e tuba
18 de março de 2011 - Avaliação de tímpanos, trompetes e percussão
3. LOCAL E HORÁRIO
As avaliações serão realizadas a partir das 10h da manhã, em local a ser confirmado. O horário de apresentação de cada músico será informado pelo Departamento Artístico até o dia 4 de março de 2011.
4. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Os músicos interessados em pleitear uma posição superior à atual deverão apresentar primeiramente o programa exigido para sua categoria e, então, poderão executar o repertório da categoria pleiteada.
- O grupo de avaliadores será composto pela Diretoria Artística da Orquestra Sinfônica Brasileira e profissionais de reconhecida atuação no cenário internacional da música de concerto.
- A OSB disponibilizará um pianista acompanhador para cada músico, com direito a um ensaio. A lista de pianistas acompanhadores será divulgada até07/02/2011.
- A parte de piano da peça de livre escolha a ser executada pelo pianista acompanhador deverá ser providenciada pelo músico em duas cópias, sendo a segunda para o grupo de avaliadores.
5. REPERTÓRIO
As avaliações consistirão na execução do repertório apresentado no livreto anexo, dividido por instrumentos e categorias.
As partes orquestrais listadas já estão disponíveis em CD ROM, impressas ou por e-mail para os músicos da OSB no Departamento de Arquivo. O material poderá ser retirado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h às 18h; seu conteúdo também poderá ser enviado por email, quando solicitado.
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(Mensagem enviada em 6 de janeiro de 2011)
OSB 2011: rumo a mais 70 anos de história
Em 2010, a Orquestra Sinfônica Brasileira celebrou 70 anos de história na companhia de alguns dos maiores artistas do país e do exterior, atraindo nada menos que 190 mil espectadores numa diversificada programação. Do Hexameron de Liszt ao Ciclo Brahms-Masur, da Terceira Sinfonia de Mahler à Nona de Beethoven, a Temporada 2010 apresentou o melhor do repertório sinfônico e reviveu momentos marcantes destas sete décadas de música.
A Temporada cumpriu, assim, uma dupla função: colocar em foco a importância da OSB para a história da música no Brasil e mostrar as diferentes faces do projeto que pauta o presente da instituição. A aposta em uma programação artística de ponta, que alinha expressões musicais de épocas e estéticas próprias, foi refletida na realização de 100 concertos, na apresentação de 175 diferentes obras, na participação de 39 solistas convidados e em iniciativas como a Série Fora de Série, o ciclo de música de câmara Quartas Clássicas e o espetáculo Aquarius, que reuniu cerca de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana.
Além de um criterioso trabalho de divulgação da música sinfônica, o ano de 2010 também enfatizou projetos que têm por objetivo revelar novos talentos e formar plateias para a música de concerto, missões institucionais da Fundação OSB. Em junho, retomamos o Concurso Nelson Freire OSB Jovens Solistas, que trouxe ao Rio instrumentistas de diferentes regiões do país. O Coro de Crianças da OSB, criado em 2010, foi aplaudido em suas apresentações com a orquestra e em recitais independentes. O Departamento Educacional da OSB também atuou na sensibilização de novos públicos tanto por meio da série Concertos da Juventude, que levou mais de 8 mil alunos da rede municipal de ensino para espetáculos exclusivos no Theatro Municipal, como também em palestras para estudantes e professores de projetos socioeducacionais vinculados a instituições e empresas parceiras.
Estes foram alguns dos feitos de um ano que não podia deixar de ser histórico. Para a OSB, o privilégio não é apenas chegar a uma data tão simbólica, mas compartilhar com todos vocês os motivos que tem para comemorar.
O desenvolvimento de projetos educacionais vem assumindo protagonismo dentre os objetivos da Fundação OSB. A trajetória e o valor desta instituição estabelecem também uma responsabilidade com o legado que queremos transmitir às futuras gerações, dando à Orquestra Sinfônica Brasileira um capital único para implementar ações capazes de impactar a realidade sociocultural do Rio de Janeiro e de todo o país. Por este exato motivo, o ano de 2011 que agora se inicia contemplará uma série de iniciativas da Fundação OSB em torno da capacitação de jovens músicos, da multiplicação de tecnologias de ensino musical e da formação de novas plateias para a música sinfônica.
Uma das frentes desta atuação é o Centro de Educação Musical Brasileiro, núcleo de referência para a criação de metodologias de ensino da música. Este projeto dará a professores e alunos de escolas e projetos sociais a oportunidade de sistematizarem o conhecimento sobre a linguagem musical com especialistas no assunto, os próprios músicos da OSB.
Os Concertos da Juventude darão continuidade a uma tradição que a OSB iniciou já em 1943: a facilitação do acesso à música clássica, por meio de uma programação anual voltada para novos públicos. Além da abordagem didática proporcionada pela interação entre o maestro e a plateia, os Concertos da Juventude ganharão desdobramentos com a produção de materiais de apoio que aprofundarão a experiência do concerto.
O número de integrantes, ensaios e recitais do Coro de Crianças também será ampliado, e à OSB Jovem, que completa doze anos em 2011, daremos o destaque que seu crescimento merece. Pela variedade dos repertórios que apresenta e pela qualidade artística de seus concertos, podemos nos orgulhar em dizer que este conjunto é, hoje, uma das principais orquestras de formação do Brasil. A OSB Jovem, que já conta com mais de oitenta bolsistas, será reforçada com novos membros e assumirá um desafio artístico inédito em sua história. Para prestigiar os talentos que temos formado em casa, convidaremos a orquestra para realizar os espetáculos de estreia de nossas séries de assinatura. Assim, os jovens dividirão o palco com consagrados solistas e regentes, e terão a chance de demonstrar seu alto nível musical em repertórios cada vez mais exigentes.
Dentre as surpresas que o ano de 2011 ainda reserva, a inauguração da Cidade da Música possibilitará a infraestrutura para a realização de ações artísticas, sociais e educacionais como há muito esperamos poder desenvolver, além de um lugar especial para apresentarmos nossas novas séries de concertos a partir do segundo semestre. Sede de importantes eventos internacionais, o Rio de Janeiro ampliará nos próximos anos sua histórica condição de vitrine da cultura brasileira. Por simbolizar a cidade e o país através de sua música, a OSB investirá este ano na intensificação do trabalho de qualificação artística que a credenciará como um dos grandes conjuntos sinfônicos do mundo e um ícone do que o Brasil possui de mais relevante. Nosso esforço em busca da excelência abrangerá a realização de audições no Rio de Janeiro, em Nova Iorque e em Londres, que visam a preencher 14 posições que ainda estão em aberto no corpo orquestral. Em março, os músicos da OSB realizarão também um processo de avaliação de desempenho, objetivando o desenvolvimento do conjunto para novas metas, como a gravação de CDs e DVDs.
Todas essas novidades são apenas uma parte do que preparamos para o ano. Em fevereiro, faremos o anúncio oficial da Temporada 2011, com atrações que são marcas do projeto artístico da OSB e agitarão nossa agenda cultural. Os assinantes das séries de concerto no Theatro Municipal poderão renovar seus assentos a partir de 11 de março; na Sala São Paulo, o período terá início no dia 25 de abril. Desde já, fazemos um convite para o nosso primeiro espetáculo do ano: uma homenagem ao movimento pela paz no Rio de Janeiro, com a OSB Jovem e a grandiosa Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, no dia 19 de março, no Theatro Municipal.
Rumo a mais 70 anos de história, desejamos a todos os que acompanham nosso trabalho um feliz 2011. E, claro, ótimos concertos!
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA"
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