Movimento "Geração à Rasca" entra em conflito contra José Sócrates em Portugal

Confusão entre primeiro-ministro português e manifestantes acende estopim contra o governo

As revoltas populares que ameaçaram grandes poderes no Oriente Médio e no Norte da África chegam a Europa. O movimento "Geração à Rasca", que começou no Facebook e tomou as ruas da cidade do Porto, entrou em conflito direto pela primeira vez ontem com o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. 

Os protestantes do movimento entraram num local onde Sócrates discursava para os integrantes de seu partido, munidos de megafones e cartazes contra o governo os manifestantes interromperam o discurso do mandatário.



"Chegou a hora de a Geração à Rasca falar. Isto é pacífico, só queremos falar". Segundo a Agência Lusa, os jovens foram expulsos do local logo em seguida. Muitos deles reclamaram de abuso e violência por parte dos seguranças. "Fiz questão de dizer que era pacífico" disse Paulo Agante,  organizador do movimento, "fomos expulsos a empurrões e uma moça levou um pontapé".

Por sua vez, José Sócrates disse enquanto os jovens eram expulsos "Se me permitem, camaradas, eu gostaria de fazer um convite às pessoas que agora entraram para jantar conosco, não temos nenhum problema nisso. Somos um partido da tolerância, estamos no Carnaval e a verdade é que no Carnaval ninguém leva a mal".

Em respostas a fala de Sócrates, Agante afirmou que ele e seus companheiros pagaram para participar do jantar e "Enquanto nós estávamos a ser empurrados e chutados, eu não tirei os olhos dele, ele estava com um sorriso de satisfação na cara" conclui Agante, que prepara uma grande manisfestação sábado, 12 de Março, nas principais cidades de Portugal.


Essa não foi a primeira manisfestação público do Geração à Rasca, o movimento que reinvidica a melhoria das condições empregatícias em Portugal, já realizou FlashMob e presença em programas de televisão. Ao todo 619 mil internautas demonstraram seu apoio ao movimento, que recebeu recentemente o apoio de artistas como:

- Homens da Luta

- Lúcia Moniz

- Paulo de Carvalho

- Chullage

- Blasted Mechanism

- Rui Veloso

- Luís Represas

- Kumpania Algazarra

- Vitorino

- Valete

- Nação Vira Lata

- Social Smokers

- Fernando Tordo

- Tiago Bettencourt

- Zé Pedro

Share on Google Plus

About Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário