Em sua 16ª edição, o evento tem entrada franca na exibição de seus 92 filmes em SP e no RJ |
Começa hoje (31/03) o principal festival internacional de documentários do país, "É Tudo Verdade", que chega a sua 16ª edição e ocorre simultaneamente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Na sessão de abertura, em São Paulo, o documentário que abre o festival no Cine Livraria Cultura é "The Black Power Mixtape", do sueco Göran Hugo Olsson.
No filme, rodado em câmera 16mm para a televisão sueca, acompanha o crescimento do movimento pela luta dos direitos civis no Estados Unidos, durante as década de 60 e 70. Angela Davis, Huey Newton, Erykah Badu e Spyke Lee dando o seu depoimento sobre ainfluência da luta de não-violência feita por Martin Luther King, seguido da postura de combate dos Panteras Negras.
Como em todas as edições, este ano o festival homenageia um documentarista. A cineasta russa Marina Goldovskaya, com 40 anos de carreira foi escolhida para receber as honras do festival. Ela também comemora 70 anos de idade em 2011.
"Marina extrai encanto ao registrar vidas cotidianas assaltadas pelos ventos da História. Uma mulher e suas (mutantes) câmeras de filmar. Tanta violência, tanta ternura" afirma Amir Labaki, fundador e diretor do festival.
No Rio, o festival começa no dia 1º de abril com os filmes dirigidos pelo sueco Stig Björkman em homenagem ao cineasta Ingmar Bergman, "Mas o Cinema é Minha Amante" e "Imagens do Playground", exibidos no Unibanco Arteplex-Botafogo. O primeiro traça a influência do cineasta sueco no cinema atual, com depoimentos de famosos diretores como Lars Von Trier e Martin Scorcese; no segundo filme, Björkman aborda a vida, carreira e cotidiano de Bergman.
As sessões duas sessões são exclusivas para convidados, mas a programação é aberta ao público no dias posteriores à abertura, 1 de Abril em São Paulo, com sete salas de cinema; e 2 de Abril no Rio de Janeiro, com seis salas de cinema.
A entrada é franca e a classificação mínima é 14 anos. Clique aqui e veja a programação completa do É Tudo Verdade 2011, com 92 documentários de 26 países.
0 comentários:
Postar um comentário