Capital holandesa organiza festival cultural em homenagem aos laços fraternais entre os dois países
|
Sucesso no setor econômico entre os países emergentes, o Brasil também faz sucesso nas artes. Para provar isso, a cidade de Amsterdã está promovendo o primeiro "Brasil Festival - a riqueza do Brasil moderno" que começou neste mês de outubro e termina em novembro. O evento, muito bem organizado pelos amigos holandeses, vai muito além do samba e da caipirinha. São atrações de dança, artes visuais, cinema, arquitetura, gastronomia, teatro e música.
Entre os destaques do festival podemos citar:
- Brô Mc's - Hip-Hop na língua indígena kaiowá.
- Espuma 3H - Exposição de fotos do fotógrafo Breno Rotatori
- Ruas de São Paulo - Exposição do fotógrafo holandês Bas Perder Koot
- Into the Green - Instalação artística de Alexandre da Cunha
- Made in Brazil - Grupo de música contemporânea brasileira
- Ceumar - Cantora de Jazz & MPB
E não para apenas nessas atrações. Os melhores lugares de Amsterdã foram disponibilizados para o evento, como o The College Hotel, hotel tradicional de quatro estrelas que teráem seu menu pratos típicos da culinária brasileira durante o mês de novembro.
O épico Tropentheather e o IDFA recebem o melhor do cinema nacional, como os filmes 'Central do Brasil', 'Tropa de Elite 2' e os documentários 'Ônibus 174' e 'Entreatos'.
O espaço para o teatro também recebe destaque com o diretor brasileiro Enrique Díaz. O dramaturgo apresentará a estréia de sua obra baseado no mítico trabalho de Chekhov "A Gaivota", no Amsterdã City Theater.
Na principal casa de concerto da Holanda, Concertgebouw, o maestro Celso Antunes rege obras de Villa-Lobos com a Orquestra de Câmara da Rádio Holandesa e Coro. O maestro é o atual regente do coro e assumirá o posto de principal regente convidado em 2012.
O acordeonista Toninho Ferraguti e a cantora Ceumar também se apresentam na sala de concertos.
Nos últimos dias do festival ainda receberá o Balé da Cidade de São Paulo, um workshop de ritmos com o percussionista Cyro Baptista e a apresentação da suíte Sertões Veredas com o violonista Egberto Gismonti.
X
X
0 comentários:
Postar um comentário